SONORA (MS),

SONORA-MS| 1º Torneio Pesca da Divisa reuniu competidores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, teve Tucunaré de 60 centímetro e Traíra de 41 centímetros


Evento sem premiação e no estilo Pesque e Solte teve Tucunaré de 60 centímetros.


O 1º Torneio Pesca da Divisa reuniu competidores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, teve Tucunaré de 60 centímetro e Traíra de 41 centímetros.  A competição foi marcada pela preservação ambiental e incentivo a pesca esportiva entre os dias 19 e 21, no Lago do Rio Correntes em Sonora. Evento que teve em seu cenário principal o cartão postal de Sonora, no Balneário Pôr do Sol, encantou os mais de 40 competidores de outras cidades de MS e MT, que enxergaram o lugar como uma joia a ser preservada.


A competição foi ainda mais emocionante e inusitada, já que não houve premiação aos ganhadores além dos troféus. Segundo os organizadores, o intuito principal do evento é fomentar o turismo, os rios dos estados irmãos e elevar a pesca esportiva, bem como pedir aos gestores uma maior fiscalização contra a pesca predatória, evitando assim a extinção dos peixes em patrimônios públicos como o lago do Balneário de Sonora.



Por mais que não houve premiação aos competidores que pegaram os maiores peixes, os organizadores disponibilizaram brindes que foram sorteados entre todos os participantes, do que pegou o maior peixe e vencedor, ao que não pegou nada. Entre os prêmios teve um Caique com valor estimado em R$ 3 mil, ficando para um competidor prata da casa, Jhonathan Gonzaga de Araujo, de 35 anos.


“Independente de ter ganhado o Caiaque ou não, vim para participar, pesco nestes rios desde pequeno e achei uma boa oportunidade para a cidade e para todos verem a importância da pesca esportiva e a preservação do nosso Lago do Rio Correntes. Conversei com o prefeito e ele disse que uma Lei já está em tramitação para preservar e limitar a pesca no lago, que no meu ver é a melhor coisa a se fazer. Parabéns aos organizadores e desde já quero pedir mais eventos como este”, destacou Jhonathan.
O prefeito Enelto Ramos (MDB) parabenizou os competidores por terem abraçado a causa e o foco do evento, que foi o uso consciente do Lago do Rio Correntes.

“Precisamos apoiar o turismo de forma consciente e a pesca esportiva é uma delas, principalmente que podemos trazer pessoas de outras cidades e de outros estados a conhecer nossos cartões postais, nossas belezas e principalmente gerar renda para nossa cidade. Nosso foco é apoiar o esporte, independente qual for sua modalidade, por que acreditamos através dele, só pode vir coisas boas para nossa cidade”, disse Enelto.

Thiago Lucio Bortolato Carvalho que é o principal organizador do evento, destacou e agradeceu o apoio irrestrito da prefeitura e todas as empresas que ajudaram na realização da competição. Ele frisou ainda como especial a participação dos competidores, que segundo ele, sem eles eventos como este não existiriam, ainda mais não tendo premiação.

“Temos que tirar o chapéu e dar os créditos principais aos competidores, que sempre percorrem distancias enormes apenas pelo prazer de pescar e também por serem amantes da pesca esportiva, ajudando a levar esta mensagem tão importante da preservação por onde quer que vão. Não podemos deixar de destacar as empresas, empresários e políticos como o prefeito de Sonora que apoiou e incentivou o evento, demonstrando que se importam também com a preservação de ambientes melhores para se viver, preservação de nossas belezas naturais e o nosso amor, que é, a pesca esportiva”, concluiu Thiago.

 

Classificação final

         1º Lugar: Paulo Hiroshi – 03 Tucunaré e 01 Traíra – 59/48,5/60,5/34,5 centímetros – Total: 202,5 centímetros.
         2º Lugar: Fabio Fachin – 03 Tucunaré e 01 Traíra – 50,5/37,5/46,5/41 centímetros – Total: 175,5 centímetros.
         3º Lugar: Ricardo Gomes – 03 Tucunaré e 01 Traíra – 45/47/47/35 centímetros – Total: 174 centímetros.
         4º Lugar: Rafael Azambuja – 03 Tucunaré – 51,5/49,5/37,5 centímetros – Total: 138,5 centímetros.
         5º Lugar: Mario Gonda – 03 Tucunaré – 38,5/48/35,5 centímetros – Total: 132 centímetros.