SONORA (MS),

Prefeitura Municipal de Sonora adere campanha contra abuso de crianças e adolescentes



A prefeitura Municipal de Sonora, na manhã desta quinta-feira (16), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) órgão ligado a Gerência de Assistência Social e Trabalho, realizou uma caminhada de conscientização no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Participaram da caminhada alunos das escolas do município e projetos sociais como Apae de Sonora, Clube dos Desbravadores Arautos do Pantanal e Anjos do Lago, Conselho Tutelar, Projeto Esperança – Giuseppe Guttilla e Geração Alegria – Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho, juntamente com os profissionais da educação.

A caminhada começou com uma concentração na Academia da Saúde com distribuição de folhetos informativos sobre o 18 de maio, dia Nacional do combate ao abuso à exploração sexual contra crianças e adolescentes, com a campanha “Faça bonito, proteja nossas Crianças e Adolescentes”, e a chegada foi na escola municipal José Guilherme Farinon.

Durante todo o percurso, foram distribuídos panfletos informativos. O ato lembra uma menina de 8 anos que no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e assassinada cruelmente, seu corpo foi encontrado carbonizado dias após do seu desaparecimento e os agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, ficou essa data como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e todos os anos o 18 de maio se tornou o dia em que a população se manifesta contra esses abusos.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Rosimeire Quadros, explicou que o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes começa na prevenção e denúncias “as denúncias sobre violência sexual infantil devem ser feitas no Conselho Tutelar, CREAS, às Polícias Civil, e Militar, Polícia Federal e Rodoviária Federal, e também pelo Disque Denúncia Nacional número 100”, lembrou Rose.