SONORA (MS),

Prefeitura Municipal de Sonora investe nos profissionais da educação para melhorar o atendimento às crianças com autismo.



A Prefeito Municipal de Sonora por meio da Gerente Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promoveram ao Núcleo Pedagógico da GEMED, um curso de formação em Campo Grande-MS no período de 04 a 06 de abril. Ramos revelou que o pensamento esta focado em garantir melhor qualidade do atendimento prestado as crianças e adolescentes na rede municipal de educação 


Segundo pesquisa do Instituto Lico Kaesemodel do Paraná, a cada ano aumenta o numero de crianças diagnosticadas com Transtornos de Espectro do Autismo(TEA), cerca de 1 a cada 68 crianças no mundo são autistas, os dados segundo o instituto, são da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil não temos estatísticas oficiais, mas estima-se alguns estudos que esse número de crianças autistas pode chegar bem próximo esse número.

Neste curso, os integrantes do Núcleo puderam abordar temas como a contribuição genética para o autismo, terapias integrativas para tratar o TEA e também abordaram sobre a psicomotricidade – A importância da atividade física para desenvolvimento cognitivo.
A Gerente de Educação Graziele destacou que todo o investimento em formação continuada não ficará restrita apenas ao Núcleo Pedagógico, mas esse núcleo será o multiplicador das novas informações por meio de formação continuada.

Ele também informou que em breve estará realizando um curso de formação sobre Transtorno do Espectro Autista no âmbito escolar, tendo como público alvo as Coordenadoras Pedagógicas, Educadores da AEE, Educadores e Assistentes que estão trabalhando com as crianças com Transtorno de Espectro Autista.

O gestor afirmou que esses cursos vão de encontro para reforçar a humanização e tornar cada vez melhor o atendimento as crianças autistas, por isso os profissionais estão sendo treinados por meio de formação continuada.

Ramos sensibilizado abraçou a causa  ao participar da caminhada no dia 31 de março, sentiu a angústia das crianças pela dificuldade que enfrentam na sociedade. "Esse curso já é uma ação concretizada entre outras que virão através das gerências que atendem crianças em nosso município, isso para diminuir as dificuldades das famílias e dessas crianças tão especiais", frisou o prefeito.