SONORA (MS),

SONORA| Câmara realizam audiência publica contra abusos na cobrança de energia

Os vereadores de Sonora, realizaram nesta segunda-feira (25) na Câmara Municipal de Sonora, uma audiência pública contra os abusos nas cobranças pela concessionária Energisa de Mato Grosso do Sul. A campanha denominada “Energia Cara Não”, de iniciativa da Assembléia Legislativa através do deputado Felipe Orro, que é presidente da comissão de diretos do consumidor, foi trazida à cidade a pedido dos vereadores para que seja constatada, em documento, a indignação de todos contra as cobranças abusivas.

Desde a última audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa de MS, para ouvir os esclarecimentos da Enegisa e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas como as respostas de seus representantes não foram convincentes, o presidente da comissão de direitos do consumidor, resolver promover por todo estado, nas cidades que à interesse, a realização das audiências públicas.


O vereador Francisco  Deuzimar (PSDB), destacou que esse é o momento da população participar e reivindicar seus direitos. “Essa é a hora do povo comparecerem participar, perguntar, tirar todas as suas dúvidas sobre os abusos cometidos pela energia vamos debater discutir com a população e ouvir as razões de cada um”, disse
 Abaixo assinado Online CLIQUE AQUI.

O presidente da Casa de Leis, vereador Raphael de Lemos (MDB), destacou que este foi um evento da coletividade e que precisa da força do executivo e legislativo municipal e principalmente da população. Precisa debater sob a divisão do ISMS, emprego para a juventude e mulheres.

“Quero que todos os cidadãos expressem seus descontentamentos com os abusos cobrado pela Energisa. Todos os dados e sugestões aqui apresentados, serão documentados e encaminhado aos órgão competente, assim como para o Ministério Público, Assembléia, Procon e outros órgãos que possam ver a indignação da nossa população”, disse Raphael.




SONORA| Vídeo: Vice prefeito Vicente do Amigão participa de entrega de obra no município

O vice-prefeito Vicente do Amigão destacou que uma andorinha so na faz verão e preciso se unir e mobilizar os poderes públicos, e disse que a Anaeel  faz papel de advogado do diabo. “Eles acabam defendendo a Energisa, a um coluio em que todos estão vendo nos dias de hoje no Brasil. Precisamos fazer algo. Hoje é a energia, amanhã é a água depois o gás e assim vai. Em nome do prefeito digo que vamos participar juntos desta luta e ajudar no que for preciso”, destacou.

Raphael concluiu sua fala dizendo que a tempos a Câmara vem buscando respostas da Energisa e nunca respondem ou trazem soluções, no abusos ou na falta de serviços prestados na cidade.“Este é um evento da coletividade, esta não é a primeira ação que estamos fazendo cobrando a empresa, ofícios e mais ofícios foram encaminhados à Energisa e nenhuma resposta tivemos até hoje por parte deles", frisou Raphael




O chefe de gabinete do deputado, Mario Nelson, destacou que esta não é uma luta política e sim da sociedade em geral, por isso a importância da realização das audiências públicas e a participação da população nestes atos. Através desse discussão vamos discutir muitas outras coisa que as vezes a população não sabem, como a tarefa branca, que o cidadão tem direito, mas não procura e a Energisa aproveita para faturar", diz.

 Os vereadores Francisco Deuzimar Lima (PSDB), Fabio Sinuca (PR) e Daniela Viana (PSDB) foram os idealizadores da iniciativa na cidade e obtiveram apoio de todos os demais parlamentares nesta luta, bem como da Prefeitura Municipal. Participara, da mesa de debate e coordenação, além do presidente Raphael e Mario Nelson, o vereador Ezequiel Reginaldo dos Santos (PSB) e o assessor Jurídico do gabinete do deputado Felipe Orro, Lucas Gonzales.


A audiência também contou com a presença dos vereadores Eliel Rufino (PEN), Neco do Bar (MDB), Jansem Peixoto Barbosa (PTB) e Arnaldo Pereira (PTB).

FONTE: Edson Santos