SONORA (MS),

Prefeito Enelto e a gerente de saúde Ivana, fazem reunião com coordenadorias e agentes de saúde para elaborar estratégias de combate à dengue



Nesta terça-feira 26, o prefeito Enelto Ramos(MDB), juntamente com a gerente de saúde Ivana Paião participaram de uma reunião com as coordenadorias da saúde municipal: Vigilância em Saúde, Endemias, Epidemiologia, Atenção Básica em Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Vigilância Sanitária, juntamente com todos os agentes lotados nestas coordenadorias do município. O objetivo da reunião foi tratar de estratégias para intensificar o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti.


A Gerência Municipal de Saúde, apresentou preocupação com o aumento considerável no número de casos de dengue no município, e orientou os agentes da saúde lotados em suas coordenadorias uma atenção maior nas visitas aos domicílios do município.
A gerente de saúde Ivana, solicitou aos agentes que façam alertas aos moradores para utilizarem os procedimentos de limpeza para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Segundo Ivana, devido ao período ainda ser de muita chuva, os focos de larvas do mosquito têm aumentado em consequência do acúmulo de água parada.

Os agentes relataram ter encontrado muitos focos do mosquito no município, foram encontradas larvas em lugares inusitados como calçados, vasos de plantas, entre outros.
A gerente de saúde Ivana, pontuou algumas dicas importantes para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti  como: com relação ao lixo, deve-se ter um cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana em sua frequência.

 Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, nas ruas ou lotes vagos; manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada; manter calhas livres de entupimentos para evitar acúmulos de água; eliminar os pratinhos de vasos de plantas, caso não seja possível, faça limpeza diariamente; as piscinas devem ser devidamente tratadas.

Os principais sintomas da dengue são febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por cinco a sete dias.  O paciente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e dores musculares, seguidas de erupções cutâneas três a quatro dias depois. Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, a orientação é procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo.

Na reunião o prefeito Enelto Ramos, solicitou aos agentes que conversem com os moradores, orientando os procedimentos para evitar acúmulos de água em suas residências, assim é possível evitar uma epidemia de dengue. Para o prefeito Enelto, a população é fator importante nessa luta, ele disse que os agentes carecem do apoio da população, “é preciso que cada um faça sua parte, a administração municipal tem sua parcela de responsabilidade nessa luta, assim como a população também”, ressaltou o prefeito Enelto Ramos



Da assessoria