ANÚNCIOS

DATA

SONORA (MS),

Prefeitura realiza entrega de certificado para formandos do curso de Libras ofertado pela Gerência Municipal de Educação

É gratificante saber que cada dia vocês estão empenhados procurando mais conhecimento que possa dar mais qualidade no ensino para essas pessoas que necessitam do atendimento especial", disse o prefeito.

                      


Na noite dessa segunda-feira ,3, a prefeitura municipal de Sonora a través da Gerencia de educação, realizou a entrega de certificados para formandos no curso de Libra de Sinais. A escola relatou que  atualmente muito se discute sobre a influência da inclusão de alunos surdos na sociedade transformando as políticas-sociais em paradigmas educacionais, pois as pessoas surdas estão conquistando seus espaços, e para isso a comunidade precisa se preparar a fim de construir uma sociedade igualitária, que contemple as diversas formas de aprender e as diferentes manifestações de saberes.

Pensando nesta problemática a gerência de educação cultura e lazer, Iniciou uma formação inicial e continuada em Língua Brasileira de Sinais - Libras Básicas, visando atender a demanda desses profissionais, na rede municipal de ensino. O projeto será realizado uma vez por semana totalizando 80 horas, no período noturno, na escola Francesco Battista Giobbi, este será desenvolvido com pessoas da rede Municipal. Desenvolvendo técnicas de tradução, interpretação, expressões, dando ênfase na ética, língua, cultura e identidade surda.

            

Os objetivos do curso são:

  1. Oferecer aos cursistas oportunidades para construção de competências profissionais, na perspectiva do mundo da produção e do trabalho, bem como do sistema educativo em relação a língua Brasileira de Sinais-Libras.
  2. Objetivo geral: proporcionar aos alunos o contato com a Língua Brasileira de Sinais, e com a comunidade surda.
  3. Desenvolver dinâmicas explorando a língua de sinais;
  4. Analisar a importância da Ética na tradução e interpretação;
  5. Enfatizar língua, cultura surda, identidade e história de surdos, aproximando o público alvo do curso à comunidade surda.
  6. Gerar competências comunicativas que valorizam a educação e a cultura da comunidade surda.
  7. Oferecer o conhecimento básico da língua brasileira de sinais Libras.

A formatura dos profissionais da educação aconteceu na escola Municipal Francesco Battista Giobbe e contou com 37 professores da rede municipal de ensino, o certificado que equivale a 80 horas de curso na categoria  presencial, ministrado pela Clotilde de Souza, através da gerência de Educação e prefeitura Municipal de Sonora. " Somos parceiro da educação e vamos caminhar sempre junto para que possamos elevar o nível do ensino em nosso municipal", disseram o presidente e o membro da comissão   educação  Eliel e Neco.

Ainda de acordo com o Gerente Lidio, esse curso ajudara a melhor a qualidade do desenvolvimento entre professor e aluno, pois através do curso oferecido o controle com deficiente auditivo acontecerá com mais facilidade após aprenderem a Lingua Brasileira de Sinais, é interessante pensar em formas de treinamento constantemente o conhecimento das aulas de libras para preparar esses profissionais para atender a qualquer momento esse tipo de aluno na rede municipal. " Quero agradecer a presença dos vereadores e de todos que estão empenhados nesse curso buscando mais capacitação, agradecer também o prefeito Enelto que esta investindo na educação,   


Segundo a escola esse trabalho não para por ai, a gerencia de educação pensando na qualidade de ensino na rede oferecerá o modulo avançado pára essa turma que iniciará brevimente. "É gratificante saber que cada dia vocês estão empenhados procurando mais conhecimento que possa dar mais qualidade no ensino para essas pessoas que necessitam do atendimento especial", disse o prefeito. Alem do prefeito Enelto e do Gerente de educação Sr. Lidio o evento contou com a presença do vereador Eliel Rufino (PEN) e Neco do Bar ( PMDB).