ANÚNCIOS

DATA

SONORA (MS),

Prefeitura Municipal de Sonora adere Campanha Julho Amarelo

O prefeito Enelto e o vice Vicente do Amigão  e a Gerente de saúde Ivana Paião, participaram  dos trabalhos que estarão sendo feito o dia todo...testes de Hepatite B, C e HIV, com resultado em vinte minutos.

Na manha desse sábado ,29, a prefeitura municipal de Sonora através da Gerencia de Saúde aderiram a Campanha Julho Amarelo, que  foi adotado como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Relato do Ministério da Saude  informa que cinco Tipos –   São os mais comuns de hepatites virais (A,B,C,D e E) e o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo portanto descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G.

Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.  A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento


Segundo o Ministério, ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências a longo prazo. A  Hepatite C – Pelo grau de gravidade, merece uma atenção especial.

Hepatite C é baseada na inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado. O prefeito Enelto, o vice Vicente do Amigão e a Gerente de saúde Ivana Paião, participaram incentivando a população a participar.