ANÚNCIOS

DATA

SONORA (MS),

Pela 1° vez na historia Sonora realiza campanha "Julho Amarelo", com mais de 700 testes rápidos de Hepatite, B,C e HIV


Ao todo foram realizados 300 teste rápido de Heptatite C, 273  teste rápido de Hepatite B, 155 teste rápido de HIV, totalizando 728, além  de 140 Vacina contra Hepatite B. O trabalho é uma obrigação da gestão publica, mas "Julho Amarelo" quase não se via acontecer, agora tem gestão comprometida com a saúde, isso demonstra que a saúde continua avançando....



No ultimo sábado (29) durante todo o dia, a Prefeitura Municipal de Sonora através da Gerencia Municipal de Saúde realizaram mais de 700   testes rápidos de Hepatite B, C e HIV. O trabalho foi oferecido das 8h às 17h na Academia da Saúde, completou a campanha "Julho Amarelo" mês de combate às hepatites virais. Abraçada pela prefeitura através da Gerencia Municipal de Saúde, a campanha ganhou importância que não tinha antes, reforçando a luta contra as doenças virais.

“É muito bom pra nos população esse tipo de ação, na praça, porque quem está de passagem já aproveita e faz, vi no facebook, os agentes de saúde também nos convidou e é bom que a gente fica sabendo pra não tereminar esquecendo, são decisivas as informações sobre essas doenças, que recebi orientada pela Gerencia ”, diz. 

A Gerente de Saúde, Ivana Paião, lembra que estes exames também são ofertados diariamente em Unidades Básicas de Saúde do Município “Ofertamos não só as testagens rápidas das Hepatites, mas também de Sífilis e Aids. Com objetivo de proporcionar mais informações para a comunidade, hepatites são doenças crônicas, potenciais causadoras de câncer e cirrose, por isto o diagnóstico precoce é essencial”, destaca.


Com o diagnóstico precoce facilita o tratamento já que, o tratamento e o acompanhamento das hepatites são gratuitos pelo SUS, inclusive, as medicações são fornecidas exclusivamente pelo Ministério da Saúde. O Prefeito Enelto Ramos e o vice Vicente do Amigão, os Gerentes Jaime e Ivana, participaram incentivando a prevenção." Nossa gestão e comprometida em elevar o nível da saúde no município', destacou Enelto. Ao todo foram realizados 300 teste rápido de Heptatite C, 273  teste rápido de Heptatite B, 155 teste rápido de HIV, totalizando 728, alem  de 140 Vacina contra Hepatite B.  “É importante fazer esses testes para certificar de que a saúde esta em dia”, destaca a Jovem dona de casa.