SONORA (MS),

Cantor leva música para escolas em Senador Canedo

Luiz Henrique tem seu trabalho reconhecido principalmente pelos jovens que o acompanham na internet...



Compositor e músico, Luiz Henrique Carvalho de Souza iniciou na música cantando na igreja, ainda na adolescência. Porém a paixão pelo som, estúdios e o mundo do palco veio ainda na infância quando começou a trabalhar com o pai e o tio. Dos equipamentos de som as primeiras letras foram anos de estudo e dedicação à música, que teve na internet o seu destaque.
 
Música nas escolas
 
Segundo Luiz Henrique, seu maior o sonho é ser conhecido em Senador Canedo. No início do ano letivo de 2016, foi convidado para fazer um show no Colégio Militar Pedro Xavier. Divulgou tudo na sua página pessoal do Facebook, e os alunos começaram a acompanhar pela internet. Mesmo período em que realizou apresentações na Escola Municipal Antônio Evaristo. “ Com as apresentações consegui mais contatos e ter mais visibilidade do meu trabalho”, afirmou.
 
Com publicações de vídeos, até mesmo gravados ao vivo, o cantor foi ampliando o número de seguidores em sua página de Facebook. “Não tenho ainda uma página profissional, pretendo  fazer as coisas por etapas. Em 2017, eu quero investir no meu canal do Youtube. E aos poucos quero apresentar as minhas composições”, explicou.
 
Cantando sertanejo, Luiz Henrique tem em muitos vídeos parcerias como do cantor Paulo Henrique, que também usa as redes sociais para mostrar seu trabalho. Junto eles cantaram e tocaram para os alunos da Escola Antônio Evaristo de Moraes, Pedro Xavier e José Carneiro. “Foi tão bom encontrar e reencontrar muito desses adolescentes, porque são eles que me acompanham e interagem comigo nas redes sociais. O segundo trabalho no Pedro Xavier foi antes do Enem, foi legal proporcionar uma diversão para os alunos”.
 
Os vídeos são termômetro hoje do trabalho do músico, que tem em torno de 2.500 visualizações, em curto período logo após a postagem.“Eu tenho postado numa frequência quinzenal, e é pelos vídeos ou publicações ao vivo que vejo a interação, gosto desta aproximação”. Os clipes são gravados pela namorada, Denise Silva, que também ajuda na produção e incentiva Luiz Henrique, que se divide entre o trabalho da empresa de som do pai, a faculdade de Arquitetura e a música. “Gosto de música, quero me aprimorar cada vez mais, tenho artistas que me inspiram, como Coldplay, Bruno Mars, Renato Viana, muitos outros.  Quero fazer um som de qualidade, e se possível, ser conhecido e reconhecido como o cantor da cidade”, concluiu.
 
Carreira
 
Luiz Henrique diz que ainda lembra da primeira vez em que cantou para o público. “Foi na igreja, estava bem nervoso, tinha uns 13 anos de idade, foi quando estava iniciando as aulas de violão”, destaca o cantor. Com 10 anos ele trabalhava com o pai, o jornalista Júnior de Souza e o tio. “Tínhamos a empresa de aluguel de som, então conheci os cantores da cidade e muitos outros”. Numa oportunidade, o jovem fala da amizade com o Augustinho, que atualmente toca com a dupla João Lucas &Marcelo. O músico foi quem deu as primeiras aulas de violão.
 
A escolha pelo sertanejo segundo Luiz Henrique foi influência do pai, também da própria regionalidade do estado. “É a música que mais se escuta nas rádios, que está presente na própria cultura dos goianos”, grifa. Com o trabalho em conjunto realizado com o pai com, Luiz Henrique escolheu não tocar em bares, porque era novo e o ambiente às vezes era de muitas brigas. “ Tocava na Igreja, nas festas da cidade, aniversários e onde recebia convite”, explica. Há cerca de um ano decidi gravar um vídeo na Internet. A gravação, mesmo amadora, teve mais de 4 mil visualizações.