ANÚNCIOS

DATA

SONORA (MS),

Em parcerias com Polícia Militar, vereadores apresentam projetos e realizam palestra sobre uso de narguilé

Uma sessão média do produto equivale ao consumo de 100 cigarros
Recentemente os vereadores Neco do Bar e Eliel Rufino, em parceria com a Polícia Militar, realizaram uma palestra educativa sobre os malefícios do uso de narguilés. Direcionada aos alunos da escola estadual, Mauricio Coutinho Dutra, e escola municipal de Sonora. Valtedon afirmou que a palestra foi ótima para os alunos da escola, que ficaram informados sobre os malefícios do uso do narguilé.



Com base nas pesquisas Romario, afirmou que Pneumologista do Hospital Anchieta e professor da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Alberto de Assis Viega ressalta que a inalação do monóxido de carbono (CO), substância responsável por doenças cardiovasculares, é um dos principais problemas desse tipo de cachimbo.

De a cordo com o PM, palestrante Romario, de boca em boca, o narguilé aumenta as chances de transmissão de doenças graves, como a hepatite C.  “A fumaça dele tem maior concentração de CO porque, além do tabaco, há o carvão”, explica o PM.

O vereador Eliel, lançou um disafia para o aluno que tirar nota dez nas matérias e no comportamento ganhara R$ 200,00, sera pago por ele e o vereador Neco. E explicou que em termos de nicotina, há uma concentração um pouco maior do que a encontrada no cigarro. "Para se ter uma ideia, uma sessão média do produto equivale ao consumo de 100 cigarros", diz Eliel.

Neco lembrou que o tamanhos estragos fizeram com que o narguilé se transformasse no alvo do Dia Nacional de Combate ao Fumo. “As pessoas acham que a água consegue filtrar a nicotina, mas estão erradas, pois essa substância não é solúvel em água”, destacou Neco.
A escola Estadual M.C. Dutra, dirigida pelo diretor Professor Valtedon Martins que receberam a palestra nas dependências da escola, com o objetivo de informar e alertar os alunos sobre o risco do uso nocivo do narguilé. Valtedon afirmou que "a palestra foi esclarecedora para os alunos da escola, que ficaram informados sobre os malefícios do uso do narguilé", diz.