ANÚNCIOS

DATA

SONORA (MS),

Prefeitura realiza a 12ª Conferencia de Assistência Social e Trabalho com grande Palestra

                 

                                  

Na manha dessa terça-feira ,20, a prefeitura através da Gerencia de Assistência Social e Trabalho realizou a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento de vínculos". Como objetivo de avaliar a situação atual da Assistência Social e de propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços para Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Sonora. Antecedendo à Conferência com o objetivo de que trabalhadores, usuários e entidades de assistência social possam discutir previamente a temática e também elegerem os delegados para o evento municipal.

O Prefeito Enelto Ramos Silva (PMDB), participou com agradecimento a todos que compuseram a mesa diretora, agradeceu a presença do vice Vicente do Amigão, parabenizou a Defensora Pública da comarca de Sonora Dra. Sara Cursino Martins de Oliveira, que sempre esta presente e atenta aos assuntos de interesse público do Município. A Defensoria Pública é Instituição permanente, democrática, que possui função essencial à justiça, incumbida de prestar assistência jurídica aos necessitados, além de promover transformações de ordem social. “Vejo que é de suma importância a união para que possamos caminhar por um futuro mais justo, pois estamos em um momento que o pais vem sofrendo várias mudanças, em que a União é a única forma de levarmos a população mudança justa visando o encontro social com respeito e qualidade’’ pontuou o Prefeito.

A Gerente municipal de assistência social e trabalho, Rosimeire Quadros, falou sobre a importância da união ‘’ É nessa política que tratamos dos direitos de todos e a cada dois anos nos reunimos para discutirmos e traçarmos as metas dos próximos anos, ninguém de nos é tão bom como todos nós juntos, esse esse bolo por no nome de cueca virada: perceba que são entrelaçados representando nossas mãos, isso demonstra que devemos estar sempre juntos para buscarmos novas soluções de melhorias nos nossos atendimentos assistenciais, e, assim construirmos um futuro melhor ’’, disse.

A Defensora Pública Dra. Sara Cursino também aproveitou para parabenizar ao Creas, representado pela coordenadora Edna Cordeiro e ao Creas sendo representado pela coordenadora Vanessa, pelos trabalhos desenvolvidos no município.‘’ Quero aproveitar e parabenizar a todos pela dedicação e união, ao Cras pelo encaminhamento e instrução e procedimento das vítimas de violência doméstica e outras violências, quero parabeniza las pela dedicação, Sempre que preciso sou atendida a hora com muita eficiência ao trabalho que tem tentado atender os anseios da Sociedade’’

O Vereador Fábio Sinuca (PR) representando a Câmara municipal de vereadores, agradeceu a presença de todos. " Eu já fui delegado de várias conferencias, conheço as necessidades e lutas, é hora de colocarmos em pratica o que levarmos dessas conferencias, quero parabenizar a assistente social pelo trabalho que faça valer o direito de todo cidadão indo de encontro com o conhecimento, pois é de extrema importância a participação, falamos em direito mas não podemos deixar de ter a consciência que é extremamente importante participar. Portanto, em nome da câmara digo que a portas estão abertas para atender as necessidades  ‘’ enfatizou o Vereador.

Estiveram presentes representantes, saude Ivana saúde, Desbravadores, ex vereador Ney da Horizonte, escolas a diretora da escola Farinon Nica, Usina Sonora Karita, e representante programa “Idade amiga". A Conferencia foi até as 16h30, com cafe da manha apresentações culturais, leitura e aprovação de regimento interno, diagnostico da assistência social, palestras, debates e trabalhos em grupo, também terá um almoço e logo após a apresentação de proposta e eleição dos delegados.


O palestrante “Valdereis Freitas de Souza” falou sobre os quatros eixos.
 A Os 4 eixos definidos pelo CNAS são:
 EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade  como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.


O objetivo dos informes do CNAS é o de nortear os Conselhos Municipais, Estaduais e do DF na realização de boas conferências e consequentemente a 12ª Conferência, assegurando que o processo conferencial reflita a realidade, demandas e expectativas de todos os atores da Política de Assistência Social. Temos que enxergar bem a (SUAS) nos perceber no dia-a-dia e encontrar soluções em novos conhecimentos para não perder nossos direitos, bem como, instrumentalizar para que o nosso atendimento seja melhorado", destacou Valdereis.